Comece a digitar para ver os produtos de que está à procura.
  • Menu
  • SOBRE NOS
Menu
close
Comece a digitar para ver os produtos de que está à procura.
0 artigo(s) / 0,00€

News

News

Consejos para escolher uma adega

Antes de comprar uma adega, há alguns detalhes e dicas que você deve considerar. Embora se acredite que a temperatura adequada (entre 12ºC e 18ºC) é a única chave para armazenar vinho, há outras características igualmente importantes que devem ser consideradas, como umidade, ventilação, vibrações e luz. Portanto, é importante conhecer as características das diferentes adegas disponíveis.

As adegas termoelétricas são uma boa opção se você entender como elas funcionam e quais são suas limitações. Esses aparelhos são projetados exclusivamente para a conservação do vinho, levando em consideração a temperatura, umidade, vibrações e luz. Também é importante saber distinguir entre a temperatura de conservação (14ºC-18ºC) e a temperatura de serviço (7ºC-18ºC), dependendo do tipo de vinho. Dentro desses limites, uma adega termoelétrica pode dar excelentes resultados, mas não é recomendado usá-la para resfriar cervejas e refrigerantes.

Entre as vantagens do sistema termoelétrico, encontram-se a ausência absoluta de vibrações que podem danificar o vinho, tornando-as ideais para armazenamento a longo prazo e envelhecimento em garrafa, o baixo nível de ruído (em torno de 25-35db, dependendo da capacidade do aparelho), a amigabilidade com o meio ambiente (ao não utilizar refrigerante nem óleos contaminantes), a tecnologia termoelétrica que, devido ao seu tamanho reduzido, permite a criação de adegas de pequeno tamanho que seriam inviáveis com um compressor, a temperatura mais estável com variações mínimas, o baixo consumo e manutenções e reparações mais econômicas.

Entre as desvantagens do sistema termoelétrico estão a potência limitada, o que pode fazer com que a cave demore mais para atingir a temperatura desejada, não são recomendáveis para locais muito quentes (a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura interna da cave não deve ser superior a 15ºC), não podem ser embutidas nem colocadas perto ou sobre outros eletrodomésticos que possam liberar calor e, portanto, é importante levar em consideração esses limites para que a cave funcione de maneira ótima, prolongue sua vida útil e não consuma muita energia. Por esse motivo, é desaconselhável seu uso em nível profissional, como em bares, restaurantes, etc., com exceção dos refrigeradores de bar.

As caves com compressores têm várias vantagens, como maior poder de refrigeração em comparação com as caves termoelétricas, uma ampla faixa de temperatura (4-20°C) que as torna adequadas para todos os tipos de vinhos e cavas, e um rendimento menos afetado pela temperatura ambiente, o que as torna ideais para quartos ou locais quentes. Além disso, existe uma grande variedade de adegas com compressores disponíveis, algumas das quais têm diferentes temperaturas para conservar cavas, vinhos brancos, rosados e tintos, e outras são de grande capacidade projetadas para o envelhecimento do vinho e têm um interior totalmente isolado de ruídos, vibrações e luz.

Entre as desvantagens das caves com compressor estão o nível mais alto de ruído (embora atualmente os fabricantes tenham desenvolvido compressores mais silenciosos do que no passado, as caves com compressor geralmente produzem cerca de 40db de ruído), as vibrações que o compressor costuma gerar e o tamanho, já que geralmente são caves de vinho grandes e é difícil encontrar modelos com menos de 16 garrafas equipadas com compressor.

Existem alguns aspectos adicionais a se considerar ao comprar uma caves: o tamanho, que deve ser adequado ao nosso consumo mensal de vinho para não ficarmos sem espaço ou com espaço vago desnecessário; a estética, já que existe uma grande variedade de caves disponíveis no mercado em diferentes cores e estilos, e é importante encontrar uma que se adapte ao ambiente onde a vamos instalar; e a localização, que deve ser um lugar onde a cave não receba luz solar direta, tenha espaço suficiente para se ventilar, não esteja em uma sala com uma temperatura ambiente superior a 30ºC, não esteja perto de eletrodomésticos que produzam vibrações e nem em uma sala barulhenta, já que o vinho é sensível tanto às vibrações quanto ao ruído. Além disso, é importante levar em consideração que as caves podem ser um pouco barulhentas por si só, especialmente no verão quando são mais ativas

Scroll To Top

#title#

#price#
×