A localização ideal da sua nova adega dependerá de diversos fatores: do espaço disponível, da capacidade desejada e da temperatura do ambiente onde vai instalar o aparelho.
O espaço disponível: A escolha pode parecer fácil, mas a utilização a que vai colocar o equipamento ("adega de envelhecimento" ou "adega de serviço") o obrigará inevitavelmente a colocá-lo na cozinha, numa divisão contígua ou na a garagem.
Capacidade: se é um grande amante do vinho e tem muitas garrafas para guardar por muito tempo, a garagem será provavelmente o local mais adequado para instalar a sua adega (embora existam aparelhos de grande capacidade cuja estética não se chocaria com uma cozinha ou sala de estar. para ser). O mesmo conselho se aplica a quem tem mais de 100 garrafas e prefere uma adega com boa estética. Finalmente, os sortudos que possuem uma verdadeira cave subterrânea e que só precisam de cerca de 40 garrafas (ou menos) para as ter rapidamente disponíveis, podem optar por produtos autónomos ou embutidos (cada vez mais) que podem ser colocados na cozinha, integrada ou não em unidades de base ou colunas. A este respeito, um pequeno lembrete de outra dica do mês: considere a altura das portas do seu móvel para escolher um produto que esteja esteticamente alinhado com a altura das portas da sua cozinha, que geralmente têm entre 72 e 78 cm.
Temperatura ambiente: em uma sala onde a temperatura ambiente é sempre constante, todos os aparelhos funcionarão normalmente. Lembre-se, no entanto, que os equipamentos de refrigeração trabalham com compressores de diferentes qualidades. É um erro pensar que quanto mais frio o ambiente onde colocamos o eletrodoméstico, menos ele funcionará. Nem por isso. Dependendo da classe climática do seu aparelho, ele pode parar de funcionar se estiver a uma temperatura ambiente inferior a 16 ° C em alguns casos e 12 ° C em outros (estas duas temperaturas representam 90% dos casos). Acontece também na direção oposta, pois o aparelho não funcionará normalmente acima de 28 °, 32 ° ou 38 ° C (tropicalizado). Portanto, se você vai colocar sua adega em uma sala que normalmente pode cair abaixo de 10 ° C, certifique-se de escolher um produto com um "sistema de inverno". Este é activado se a temperatura ambiente da sala descer abaixo dos limites do seu compressor e iniciará uma pequena resistência ao aquecimento que permitirá manter uma temperatura mínima e estável para que o vinho não estrague durante a sua maturação. Este sistema está presente em toda a gama de envelhecimento das caves Le Chai.